Vencendo a Hipotonia.

Hipotonia é a diminuição do tônus muscular, característica frequente em crianças com síndrome de down. Para fortalecer o tônus e aprimorar os movimentos, aconselham que bebês com SD façam fisioterapia. Tenho notado que nossa pequeninha tem uma hipotonia considerável, então além das orientações da querida Ale da APAE, estamos também fazendo uma consulta semanal aqui em casa, com a super Hildy.

Por enquanto as aulas são mais dirigidas a mim do que à Alice. Nas orientações aprendo por exemplo como carregar a Alice direitinho, para não aumentar mais ainda seus vícios de postura. Aprendo também as melhores posições para brincar com ela, como tirá-la do berço, como trocar sua fralda… Ou seja, estou descobrindo como incluir a “fisioterapia” no nosso dia a dia, transformando-a em algo intuitivo, leve e divertido e não algo desgastante e forçado.

Olha… se ser mãe de primeira viagem já é uma loucura – um turbilhão de novos sentimentos e descobertas – imagina ter que aprender tudo isso também? Devo confessar que as vezes fico meio maluca com tanta coisa pra assimilar em pouco tempo.

O lado positivo é que já tenho percebido o resultado das orientações das duas fisioterapeutas. Ela já consegue sustentar melhor o pescoço, tem ficado com mais força abdominal e está mais ativa. E quando vejo bebê pig mais feliz e com mais qualidade de vida, percebo que todo esse nosso esforço vale a pena.

Algumas fotos da Alice nas aulinhas:

fisio03

Eu fazendo aquilo que sei melhor: ser fofa.

fisio02

Olha mãe, já consigo segurar a cabeça! Yay!

fisio01

Aprendendo a jogar as pernas pra cima, com ajuda da tia Hildy!

Mas nem tudo são flores, hehe:

fisio06

Soninho da beleza em cima da bola de fisioterapia. Nem minha amiguinha Lucila conseguiu me acordar!

fisio05

zZzZz

fisio04

Deu, gente?

52 comentários sobre “Vencendo a Hipotonia.

    • Regina disse:

      Que linda, parabéns a todos por terem tanto amor! Entrei no blog para pesquisar sobre o que é hipotonia para um aluninho nosso o Luis Gustavo. Bjs e obrigada.

    • Sophie disse:

      Carol, só posso agradecer por você ter criado esse blog incrível.

      Descobri que meu príncipe (que ainda está na minha barriga) é portador de SD na semana passada. Como é maravilhoso encontrar um blog leve como o seu. Inspirador! Fico muito mais tranqüila vendo como você é sua família transmitem felicidade.

      Beijos pra você, Alice e Antônio.

  1. Cris Doula disse:

    aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii que gostosuraaaaaaaaaaa, ela é muito linda, que gordinha!!! Parabéns minha linda, vocês são demais, continuem assim, estão arrasando. Mil bjs

  2. Juliana disse:

    Oi, Carol! Eu não te conheço, mas encontrei seu blog ajudando meu irmão de 9 anos a fazer um trabalho de escola. Desde então nunca mais consegui deixar de ler o seu blog!!! a Alice é uma gostosura!!! Nossa, que bebê mais lindo!!!! e sua família também é demais!!! as fotos são lindas e o amor que ela recebe é contagiante!!! Parabéns pela família maravilhosa!!! que Deus abeçoe imensamente vocês!!! beijos

  3. Juliany Silva disse:

    Eu tinha que ficar longe do Ber enquanto ele “malhava” pra ele não ficar manhoso, daí aproveitava pra fazer outras coisas. Uma vez olhei de longe e fiquei EMOCIONADA: ele parecia o Guga jogando, dava gemidinhas e cada movimento, ficava vermelhinho até. Não tem palavras pra descrever o que senti vendo um bebê de poucos meses lutando pra superar as próprias limitações, se esforçando pra vencer, pra conseguir! Uma lição e tanto, pra vida! Te prepara, Carol, vc ainda terá muitas lições – e pricipalmente alegrias – da grande bebê pig!

  4. Ana Luisa Caye Schauenberg disse:

    Muito bom Carol!!!!!Ficou demais aquela foto da minha pequena Lucila na bola,amei…é isso aí,amigas tenq se ajudar!!!!!!!Bjsssss queirda!!

  5. hildeney disse:

    Muito bom qdo os pais tbem gostam da hr da fisio,só consigo criar laços com a Alice porque a mãe Carol me permite,.Bj Carol.

  6. Monique disse:

    Toda semana venho dar uma espiadinha, sou viciada nas aventuras da fofissima Alice. Imagino como não deve ser facil toda essa luta, mas aposto que qdo vc pega sua bonequinha no colo e percebe sua evolução todo cansaço e dificuldade se dissolvem num segundo. Parabéns pela Alice, cada vez mais percebo como a “Holanda” pode ser absolutamente fantastica!

  7. Mãe de Dois disse:

    Parabéns, sua filha e seu blog são Apaixonantes! Com A de Alice, claro! Também sou mãe do Bruno, que tem SD e blog (maedobruno.wordpress.com) e da Elisa (a primogênita, ela só tem blog… He He He… É maedaelisa.wordpress.com.). A fisio realmente deve ser levada super a sério, na minha opinião, assim como as demais atividades de estimulação, principalmente a melhor de todas: viver a vida! Bruno está com 2 anos e 2 meses, venha conhecê-lo, mesmo q virtualmente, pois estamos longe… Bjão, Luciana.

    • carolrivello disse:

      Luciana, estou apaixonada pelo seu blog. Aliás, estou apaixonada pelo Bruno! Ainda bem que a gente mora longe, se não ia roubá-lo pra mim, hihihi. Que coisa loira mais gostosa! E a Elisa hein? Outra lindona. Adorei ler seus textos, e descobrir outra mãe animada com as estimulações precoces. É isso aí, com certeza seu Bruninho chegará lá 🙂 Beijos de Floripa!

  8. Sandra disse:

    Carol, que blog lindo! E sua Alice ??? Linda linda !! . Parabéns !
    Meu filho também tem hipotonia. Ele nasceu hemiplégico (sem os movimentos do lado direito) e também aprendi esses exercícios que você citou e continuo aprendendo um monte deles. Meu filhote anda, fala, e movimenta os braços direitinho.O trabalho de fisioterapia realmente é espetacular e nós mamães aprendemos cada dia mais.

  9. Camila disse:

    HERMOSA ALICIA!!! voy a tratar de aprender portugues asi entiendo tu blog, algo entendi jejje.. saludos para la familia!!! ya me pongo a traducir 😀

  10. Graciele Maira disse:

    Oi . Seria uma boa alias otimo para seu bebe a inserção e procura de um Fonoaudiólogo que é formado especificamente nesta area de mastigaçao e hipotonia para inserir no quadro de terapeutas ! Sucesso e muita saude e voces!

  11. Andressa disse:

    Parabens por vc insentivar tanto a sua princesa.Tenho tambem uma linda princesa,e quando ela tinha 5meses descobri que ela tinha hipotonia,e agora com 2anos e 3meses ekla ja centa sozinha e ja esta quase andando,e tenho certesa que sua pequenina tambem vai superar esses obstaculos.

  12. Luciane disse:

    Meu filho tem 1a 9m também é hipotônico, com a fisioterapia ele teve grande melhora, mas, ainda não anda só se arrasta de bumbum no chão. O mais importante é ter paciência e respeitar o tempo de cada criança.

  13. silvio nascimento araujo disse:

    Meu filho tem hoje 2 anos e 11 meses ele não anda e nem senta gostaria de saber se ele vai senta algum dia

  14. Apolonia Matos disse:

    PARABÉNS ALICE. LI E GOSTEI MUITO, TENHO UM NETINHO COM SETE MESES E FOI DIAGNOSTICADO COM HIPOTONIA. VOU FALAR PARA O MEU FILHO E MINHA NORA LEREM O SEU BLOG. ELE É MUITO LINDO E EU O AMO DEMAIS. QUERO PODER AJUDAR DA MELHOR FORMA POSSIVEL PARA QUE ELE TENHA UMA VIDA FELIZ. O PEQUENINO JÁ MANDA NO MEU CORAÇÃO. ESTOU SEMPRE PROCURANDO ALGO QUE POSSA AJUDAR NO TRATAMENTO DO MEU NETINHO.

  15. maria cordeiro dos santos disse:

    Muito legal,tenho um filho com sindrom down, e queria tambem aprender um pouco dessas posturas p ajudar ele,pois ele tambem necessita d fisioterapia mas nao tem como ter.

  16. Taís Schmidt Bordignon disse:

    Eu não sei vocês, mas estou completamente apaixonada por Alice. Que beiço é aquele dormindo, gente?

  17. patymichele disse:

    Pesquisando sobre hipotonia, me deparo com essa delicinha de Alice. Meu Francisco fez 5 meses ontem e estamos fazendo a fisio em casa. Tão bom ver os avanços, né?
    Um beijão pra vcs

  18. Elisangela disse:

    Pesquisando sobre hipitonia. Vi seu blog. Lindo sua bebê. Descobri ontem q meu bebê tem hipotonia em uma consulta fisioterapeutica. a pediatra dele nunca falou nd. Ele tem 1 ano e 3 meses e não anda É miminho com a cintura. E fui orientada à fazer fisio. Ainda to um pouco assustada com as informações. Gostaria de saber como está sendo ou como foi o andamento da sua bebê. Já q vi q essas fotos foi em 2012 ne isso? Gostaria muito de contar c sua ajuda

Deixe um comentário

