Caixinha das Texturas

02

Quem nunca deu um ovo de Páscoa para uma criança pequena, e viu ela se divertindo muito mais com aquele papel colorido do que com o chocolate em si? Ou então, comprou um brinquedo bem caro da Fisher-Price e viu o afilhado brincando com a caixa dele? Divertir crianças é mais barato e fácil que a gente imagina. 🙂

A bebê pig adora brincar com texturas, e para estimulá-la criei uma caixinha cheia de materiais com superfícies diferentes. Utilizei uma caixa que tinha aqui em casa (sou um pouco hoarder de caixas bonitinhas, não consigo jogar fora), e fui catando pela casa objetos com texturas contrastantes. Juntei celofane, pelúcia, crochet, papel seda… Ela adorou! E de uma forma divertida estimulo sua motricidade fina, seu sentido tátil, audição, noção de causa e efeito e a posição sentada.

Mas não sejam sem noção como eu: cuidado com materiais que soltam tinta, ou que sejam tóxicos. Usei um papel seda rosa que fez a maior sujeira e tive que tirá-lo da caixa. Cuidado também com os plásticos, fiquem sempre de olho! A fisio da APAE sugeriu e eu curti: colocar algumas texturas desagradáveis também, para o bebê entender que nem todas as superfícies são agradáveis, e trabalhar os contrastes (ex: macio x áspero).

01

03

Mais sobre brincadeiras sensoriais: aqui e aqui.

8 comentários sobre “Caixinha das Texturas

  1. Karina disse:

    Parabéns pela iniciativa Carol! É ótimo você pensar em diversas formas de entretenimento para a Alice. E o melhor de tudo? Super estimulante e educativo.

  2. sonia disse:

    Amei seu blog e me emocionei demais lendo seus posts! Meu bebê também é SD e estou descobrindo um mundo diferente, porém maravilhoso!!

  3. Isa disse:

    Li seu blog agora de cabo à rabo e passei o tempo inteiro com desejos de mãe de apertar a sua neném muito. A minha já está com 1 ano e 3 meses e, bom, passa rápido. Você parece ser uma mãe incrível. Inspirador, de verdade. Vou até apertar muito minha baby agora. Beijos.

Deixe um comentário

