Série “Estimular é um Barato” » Caixa dos cheirinhos!

Quero iniciar uma série de posts aqui no blog com dicas de estimulações fáceis e baratas. Já falei sobre isso no post da caixinha de texturas, do batom vermelho, e no post da calça da vovó. A realidade é que não precisa de muito dimdim pra estimular um bebê ou criança. Com um pouquinho de imaginação elas se divertem bastante e a gente ainda poupa a natureza, reciclando e gerando menos lixo.

A dica de hoje é a da Caixa dos cheirinhos.

cheirinhos01
Baunilha, ou cheirinho de “vevete”, como diz a lelê, amiguinha da Alice.
cheirinhos02
Várias essências, já com os nomes e rótulos feitos em casa.

Me inspirei em um post no facebook das mães montessorianas falando sobre potes com cheirinhos. Além disso, lá na APAE os fonos também costumavam brincar com aromas. Então procurei na internet por essências baratinhas, custando em torno de 1.80 cada. Elas também servem para cozinhar, ó que maravilha. Para deixar a atividade mais completa, criei rótulos personalizados para cada essência, já que elas tinham todas o mesmo rótulo amarelo padronizado. (Baixe aqui a folha com todos os rótulos).

Mas e como podemos brincar?

Eu gosto de cantar músicas que contenham frutas na letra ao mesmo tempo que dou os cheirinhos para ela sentir. Por exemplo “Fui no mercado comprar café (mostro o cheirinho), mas a formiguinha subiu no meu pé (mostro o pé)“. Ou então “meu limão meu limoeiro, meu pé de jacarandá“. Com crianças mais velhas, dá para brincar de mostrar o cheirinho e pedir para ela adivinhar qual é. Elas adoram! No caso da SD, esta brincadeira é especialmente interessante, pois promove a respiração pelo nariz e o vedamento labial.

Mais legal que um vidrinho com cheirinho de limão, é passear com a criança, ir no quintal, ver o limoeiro, sentir a textura da fruta, ver sua cor, pegar na folha e sentir seu perfume… Mas como nem sempre dá para fazer isso, a caixinha das essências quebra um galho! 🙂 E para mim são atividades complementares e não excludentes, ambas interessantes e colaboram para a diversão e o desenvolvimento sensorial dos nossos pequenos.

(Vale lembrar: cuidado ao manipular os vidrinhos, o líquido concentrado pode ser muito forte para a pele do seu bebê. Eu costumo dar só a tampinha pra Alice cheirar, para não correr risco de derramar nada nela.)

Espero que tenham gostado! Em breve mais dicas. 🙂

25 comentários sobre “Série “Estimular é um Barato” » Caixa dos cheirinhos!

  1. Nathalia Albuquerque disse:

    Oláaaaaaaa !
    Tô grávida de 35 semanas e criei um blog na intenção de também relatar as minhas experiencias com a gravidez e posteriormente, com o desenvolvimento do meu filho que se chamará Rafael.
    Conheci o blog de vocês através de uma comunidade no facebook e me interessei, pois achei linda a forma como você leva a vida com leveza, realmente amando incondicionalmente esse anjinho que Deus te enviou.
    Fico muito feliz em ver que ainda existem mães de verdade nesse mundo.
    E gostei também que as dicas que você dá são para todos os tipos de crianças, independente se tem alguma deficiência ou não.
    Parabéns pelo trabalho.

  2. André disse:

    Excelente dica. Achei no seu Blog a dica de brinquedos para estimulação e passei para a Federação da Síndrome de Down, acho que eles vão publicar. O seu blog é muito interessante e o visual é perfeito! Parabéns, novamente.

  3. Andressa de Oliveira Pelizario disse:

    Olá, Carol parabens pelo blog muito inspirador… A bebe pig é linda! Meu nome é Andressa e como você tambem sou mãe de uma menina com sindrome de down minha Flormosura Izabely a “Bely”, hoje com 1 anos e 1 mes.Minha historia tambem se parece com a sua, só fiquei sabendo que a Belynha tinha SD na maternidade, apesar ter ter feito todos os exames do pré natal em clinicas especializadas e de renome… ela é minha segunda filha tenho uma de 3 anos a Izadora sem SD. Bom na verdade amei o post dos aromas, vou fazer para minha Bely

  4. Roseli Cassias Pereira disse:

    Carol, que encanto é o teu amor e a sensibilidade em compartilhar com todos as tuas ideias, criatividade e intimidade com Alice (toda a família).
    Ganha o mundo com pessoas que tem atiutudes como a tua.
    Bj, querida

  5. Juliana Tozzi disse:

    Carolllll… que tudo! O melhor é que suas ideias me ajudam com meu pequeno Lorenzo. Ele tá que tá danadinho e vai adorar esse novo estímulo.

    Queria te escrever mais, trocar mais experiências, mas a correria de levar meu pacote na T.O., Fisio, consultas regulares, praticar os estímulos em casa e ainda trabalhar, estão me deixando completamente sem tempo e esgotada.

    Eu adicionei a sua colega de face, a mãe do Bernardo, tenho mil dúvidas à respeito da segunda gravidez. Vc sabe se ela fez reprodução assistida? Vc tem intenção de dar um(a) irmão(ã) para Alice?

    Bjos em vc e na “totosa” Bebê Pig.

  6. maria disse:

    Amei essa dica dos cheirinnhos!! Vi a reportagem de vcs no G1 e corri para o blog!1 maravilhoso!!!! Parabens pela iniciativa e pela princesa Alice!!!Elas nos transformam a cada dia e nos ensinam muito!!!

  7. Aline Cesa disse:

    Carol, adorei!!!! Não sei como você ser tão criativa!! Eu quero os arquivos sim…..:) Vou comprar as essências…Beijos, Aline e Julinha

  8. Berenice disse:

    Olá Carol, Sou Berenice, Professora de yoga de sua tia Marli, tbem já dei aulas para sua sogra Salete, adorei o seu blog, por coincidência estou fazendo um trabalho no curso de pedagogia sobre inclusão e é muito bom saber o quanto se ganha quando convivemos em harmonia e respeito com todos. Então para lhe ajudar com estimulação tem um livro lindo que se chama Yoga para criança especial, (http://www.extra.com.br/livros/autoajudaerelacionamentos/LivrosYoga/Yoga-Para-Crianca-Especial-219569.html).
    O Yoga tem um papel fundamental na vida de todas as pessoas de todas as denominações, idades e nacionalidades, sejam elas deficientes ou não. Para aquelas que são deficientes, tem no entanto, um benefício em particular; porque trabalha em três níveis- físico, mental e espiritual, mantendo um desenvolvimento integrado.
    Yoga, Ásanas (posturas) e Pranayama (respiração) podem ser utilizados para melhorar a circulação sanguínea dos órgãos, desenvolver e melhorar as funções nervosas, desenvolver os músculos fracos e trazê-los ao controle consciente.
    A ciência do Yoga não é somente para o corpo, é também para a mente. Ajuda a criança a desenvolver suas faculdades mentais latentes e a inteligência, para que ela possa ter uma vida produtiva e criativa.
    No nível espiritual, através do Yoga, a criança encontra uma forma de se libertar e ela percebe que há muito mais em sua natureza do que suas limitações físicas.
    Espero que tenha gostado da dica,
    Parabéns e Muita luz em sua vida!
    Beijos no coração,
    Berê

  9. Vinícius Pickler disse:

    Olá, eu e a Luana somos futuros jornalistas. Nós estamos produzindo um jornal para a faculdade e o assunto é a Sindrome de Down. Como pesquisa e pauta, nós encontramos o blog de vocês e gostariamos de escrever uma matéria sobre o blog de vocês.
    São algumas perguntas e a autorizaçãode vocês para que a gente possa escrever a matéria. Vou deixar meu e-mail com vocêse meu facebook (vini_dt10@yahoo.com.br / https://www.facebook.com/vinicius.pickler.3/posts/377271895717794?comment_id=1914247&offset=0&total_comments=2&ref=notif&notif_t=share_comment#!/vinicius.pickler.3) e as perguntas:
    1-Qual foi a reação de vocês quando descobriram que a Alice possuia essa sindrome?
    2-Porque a ideia de criar um blog?
    3-Deixe uma mensagem para os pais que possuem filhos com Síndrome de Down.
    4-Como é o desenvolvimento da Laís?
    5-Onde, Como e Quando vocês buscaram ajuda sobrea Síndome de Down?

    Muitíssimo obrigado desde já!
    Aguardamos sua resposta – Abraços.

  10. Barbara disse:

    Olá Carol! Vi a matéria no Jornal do Almoço e me apaixonei pela Alice, que boneca mais linda!!
    E você, que exemplo de mãe, extrema dedicação e amor, parabéns de todas as formas!!

    Eu e meu marido tentamos engravidar faz 1 ano e 3 meses e até agora nada, descobrimos que ele tem um pequeno probleminha, no começo foi muito difícil, agora já estamos mais conformados.

    Mas não vou desistir fácil, ser mãe é meu maior sonho.

    Parabéns mais uma vez!

    Meu blog: querosermamaeem2012.blogspot.com

    Bárbara

  11. Jéssica disse:

    Carol…é incrível sua criatividade e o carinho com que usa as palavras,sempre pensando no bem-estar da sua filhota e dos outros pequenos que utilizaram essa brincadeira.
    Adorei a ideia:)
    Só tenho uma reclamação:Senti falta de uma foto da sua bonequinha rs.
    Fiquem com Deus!

  12. Heloísa disse:

    Carol sua história com a Bebe/lindaAlice pig é maravilhosa…rsrsrs!!!
    E em 18/03/2013 nascia a minha Mariana, hoje esta com quase 3 meses e ler seu blog é um afago ao coração, uma vez que sofri muito com a desinformação e o preconceito, perceber que tudo que eu senti e pensei, você também sentiu e pensou…até coisas que eu não falei com ninguém e vc postou no blog,ufa, foi emocionante!Gostaria muito de entrar em contato com vcs, Mari está apenas começando sua aventura e nos com ela, e tenho muitas duvidas e inseguranças. Aqui não tenho contato com nenhum bebe com SD. Alice veio com uma luz pra nós!Se puder estou no face tb e já curti sua pagina. Bjus, que Deus abençoe muito vcs!!!

    • carolrivello disse:

      Oi Heloísa, tudo bem?
      Poxa, que legal saber que você curtiu o blog e que ele te ajudou de alguma forma.
      Pois é, no começo a gente sofre tanto, principalmente por ter ideias ultrapassadas sobre a síndrome, né?
      Mas não se preocupe que com carinho e paciência a Mariana vai longe!
      Um abraço de Floripa, e conte com a gente! 🙂

Deixe um comentário

