Manias da Alice

Já virou regra. Toda semana a bebê pig inventa uma mania nova. E fica repetindo a semana inteira, feliz da vida. Tem semana que é fazer brrrrr com a boca. Na outra é brincar de esconder com o babador. Ou então decide engatinhar parecendo um touro. Já percebi que desde que não seja nada que a machuque, seja perigoso ou um movimento esteriotipado*, o melhor é rir, deixar passar e esperar pela próxima mania. Mesmo porque quando a criança nota que a gente não quer que ela faça algo, aí que fica divertido mesmo! 🙂 Então o melhor é ter naturalidade ao lidar com a situação.

E com o tempo cheguei a conclusão que é o conjunto dessas manias engraçadas que fazem dela o serzinho especial e único que ela é. Então tenho que ter a sabedoria de coibir as manias que não fazem bem, mas também respeitar as que fazem parte da personalidade dela.

Afinal de contas, é só forçar um pouco a memória que você também lembra das suas próprias manias esquisitas do tempo de criança! Eu por exemplo uma vez decidi raspar minha sobrancelha (pois não via muita utilidade nela) e gostava de congelar pontas de lápis de cor. 🙂 E por aí? Seus pequenos também tem manias estranhas?

Minha mania preferida: ser fofa. :)

Minha mania preferida: ser fofa. 🙂

*Movimentos esteriotipados, de forma resumida, são movimentos repetitivos e sem função. Repreender o seu filho quando ele fizer estes movimentos, pode o deixar mais ansioso, o que intensificará os movimentos. Dicas para quebrar este padrão: Acalmá-lo, distraí-lo com um brinquedo ou outra atividade, ou trazer função para aquele movimento. A Alice, por exemplo, uma época batia palmas sem função, lembrando um movimento esteriotipado. Eu passei a cantar parabéns toda vez que ela batia palmas, trazendo uma finalidade para aquela atividade. São dicas que deram certo comigo, procure sempre orientação dos terapeutas e médicos dos seus filhos. 🙂

10 comentários sobre “Manias da Alice

  1. Camila disse:

    Alice sEla tendo linda sempre, né. Não sei o que me encanta mais, as matérias do blog ou as fotinhos dela que tem no fim de cada post. Ela ta cada vez mais linda Carol, tem que postar mais fotos dessa fofura.
    Um grande beijo, adoro seu trabalho aqui.

  2. Deisy Aguiar disse:

    Legal Carol, eh isso aih, o negocio eh observar de deixar passar. Adam desde novinho teve manias, lembro de uma que me preocupou muito, de repente do nada ele revirava os olhos tentando ver acima. Ficamos preocupados, comecei a ler tudo sobre epilepsia, mas depois conversando com a medica e com a terapeuta vimos que nao havia nenhum outro sintoma que sinalizasse um probelma, assim descobrimos que ele fazia isso para chamar a atencao, pq tanto eu quanto o pai davamos super atencao para isso. Quando comecamos a ignorar ele parou com a mania. Esses danados as vezes vao bem mais longe que a gente he he Beijos na fofa!

    • carolrivello disse:

      Deisy, a Alice inventou a mesma coisa uns 4 meses atrás e também me deixou de cabelo em pé. Também fiz a mesma pesquisa sobre epilepsia, crises de ausência, etc… Com o tempo ela foi parando e eu criei uma teoria de que era a forma dela de mostrar que estava braba, hehe. Beijão para vocês!

      • neila disse:

        Interessante como o Arthur faz a mesma coisa! É uma careta esquisita, além de colocar os olhos pra cima ainda franze a testa… Também estava preocupada, mas o relato de vocês me tranquiliza. rsrsrs

  3. Ludh disse:

    Carol, descobri seu blog por acaso e já me emocionei com vários posts. Mas posso fazer uma crítica? Gostava mais qdo os posts apareciam completos sem o “continuar lendo”.

  4. Renata disse:

    Carol, parabéns por toda sua iniciativa. Na verdade, te acompanho desde o começo da sua carreira, até mesmo, por trabalhar na área. Com sua gravidez e o nascimento da Alice, já comemorei, me emocionei e tenho esperanças que com pessoas como você, podemos construir um mundo melhor e cada vez mais bonito. Beijos.

  5. Carolina Belini disse:

    Olá Carol! Sou Carol também e tenho um filhote com SD. Gosto muito dos seus posts!
    Ter um filho com SD a gente mais aprende com eles do que ensina… Gostaria de curtir a bebê pig no face, como está? Bjokas a vc e a família. Fiquem com Deus

  6. vivian de jesus lima disse:

    Olá Carol. amei o seu blog, tenho duas princesas Livian Karla de 5 anos e Larissa Vitoria de 1 e 10 meses com SD são bênçãos em minha vida. E tenha certeza que nossas filhas é uma nova geração que vai surpreender a todos, eu acredito. gostaria ter contato com vc no face, um abraço Vivian.

Deixe uma resposta

