Meu talk no TedXFloripa!

Eu acompanho e admiro os talks do TED há alguns anos. Através dos seus vídeos passei a refletir mais profundamente sobre nosso sistema de educação, aprendo como nossa linguagem corporal afeta nossos pensamentos, e paro para pensar sobre as diferentes formas de estimular uma criança.

Por isso, imaginem minha surpresa e alegria ao ser convidada pela organização do TEDxFloripa para falar sobre a minha história com a Alice no evento. O tema da edição 2013 falava sobre (des)conexões: “Com o que estamos conectados ultimamente? Quando é preciso desconectar para se encontrar? Para onde levam nossas conexões? Refletindo sobre nossos hábitos, percebemos o quanto podemos descobrir se desconstruirmos os caminhos que nos trouxeram ao que somos hoje.”

E minha conversa foi realmente sobre desconexões. Desconexões com preconceitos, com minha mania de querer controlar tudo, com a ideia ultrapassada de que eu não fazia diferença na sociedade através da minha profissão.
Segue abaixo um trechinho do meu talk:

ted

Na foto: eu no palco, no momento da palestra.

“Eu costumo dizer que minha filha é muito mais que a soma de seus cromossomos, e o blog também acabou se tornando muito mais que a soma de seus posts. E o nome nossa vida com Alice que eu criei rapidamente após tentar várias outras opções que não estavam disponíveis no wordpress acabou funcionando perfeitamente pois hoje em dia realmente sinto que não é mais a MINHA vida com a Alice, e sim a NOSSA vida com Alice.

E se a maternidade – como Laura Gutman diz – é o encontro com a nossa própria sombra, ela também nos ajuda a achar nossa luz. E eu ao dar a luz a Alice também iluminei meu horizonte, e que bom que através do meu blog eu consigo refletir um pouco dessa luminosidade para vocês, mostrando que ter um filho com deficiência não é só luta, só médicos e terapias. Também temos muitas alegrias, levezas e aprendizados.”

E olha que legal: os videos do evento foram liberados! Finalmente vou poder colocar aqui meu talk na íntegra. Um agradecimento especial por terem cortado do video a parte que eu falo “JÁ POSSO SUBIR NO PALCO?” com o microfone ligado. 😀

12 comentários sobre “Meu talk no TedXFloripa!

  1. Anna disse:

    Carol, a gente vem sempre por aqui, toda semana vê algo novo da Alice como se fosse aquela tia de domingo, e se sente realmente parte da história. Alice nasceu amassada, engraçada e iluminada – deu um novo rumo não só à mãe controladora, workaholic, “cdf”, como tocou a todos nós, que repensamos, a partir das fotos, das conquistas e das gracinhas, nossas conexões e prioridades.
    Um feliz Natal para ela, que é muito amada “por geral”.

  2. Cintia disse:

    Vc escreve bem e fala super bem tb! Linda sua palestra, simples e direta. Inspiradora para todos nós. Feliz Natal a sua família e mta luz no novo ano!

  3. Fernanda Rabelo disse:

    Carol como é emocionante ver a sua incrível força e coragem. Admiro muito você e o Thomas. Me sinto uma mãe muito melhor para a “minha Alice” quando leio tudo o que vc escreve, agora vendo o seu video sinto cada palavra como se fosse o que tenho dentro de mim e vejo o futuro que tenho que enfrentar. Obrigada por fazer “a minha vida com a minha pequena Alice” muito melhor. Parabens que Deus ilumine mais ainda os seus dias e te dê ainda mais inspiração para continuar ajudando pessoas como eu.

  4. Ana Flavia Jacques disse:

    Ah Carol! Com certeza a sua maior criação é essa pequenina maravilhosa! Não tenho palavras pra expressar o quanto você nos faz bem… Que bom que nossas vidas se cruzaram e se conectaram através de uma missão incrível que Papai do Céu nos confiou! Love You anda #BebêPig

  5. Mickaelly disse:

    Nossa! Faz muito tempo que eu acompanho o Nossa Vida Com Alice, já me emocionei e sorri tantas vezes, sozinha. As vezes me pego lembrando da Alice no meio da vida corrida e desejando coisas boas. Não gosto e nem sou muito de comentar as coisas que eu leio, mas hoje em particular, fiquei com vontade.
    Tenho um sonho, em particular. Sempre fui apaixonada por pessoas com Down, sobretudo pela inteligência e desenvoltura… Então, decidi: Quero adotar um acriança com esse perfil. As pessoas me chamam de louca, minha mãe me manda ter cuidado pra não ser “castigada” e ter um filho assim… Intimamente eu até penso “Não seria um castigo”. Mas eu a entendo quando tenta me alertar. Com o tempo e por dizer tantas vezes isso, as pessoas veem crianças, livros, ou matérias sobre pessoas com a síndrome e lembram de mim.
    Não quero ser a salvadora da pátria ou a mulher maravilha, na verdade eu quero ser ensinada por seres humanos tão dóceis e nada frágeis como pensam.
    Encontrei o blog por acaso e me apaixonei. Vocês são lindas, o seu marido é lindo e são, acima de tudo, iluminados e inteligentes.
    Parabéns pela profissão, pelo amor e por desempenhar papeis tão fundamentais e tão bem.
    Moro em Mossoró/RN, seu blog veio parar meio longe.
    Beijos e muita saúde.

  6. Adriana Alves disse:

    Olá Carol, você não faz ideia de quão inspirador é seu blog para mim, minha #Duda está com cinco meses e 8 dias, e minha gravidez assim como a sua foi tranquila, todos os exames deram normais, era pra ela nascer 29 de agosto, porém adiantou e a apressadinha nasceu 29 de julho, pequenina tb como a Alice. No outro dia o médico pediatra foi ao quarto vê – la e me dar a notícia da síndrome. Eu porém não acreditei, sou professora já acompanhei várias crianças com síndrome de down, mas jamais imaginária que a minha #Duda tivesse a síndrome, lutei e relutei, porém quando ela estava com 2 meses fui em uma terceira pediatra e ela assim como os outros falou da suspeita, ao chegar em casa chorei muito, e parti para a internet e foi assim que eu e a minha #Duda encontramos vc e a Alice. Vi a Alice na Apae e isso me clareou a mente, mais que depressa antes mesmo de ser realizado o cariótipo, liguei para a Apae aqui da minha cidade fizemos a triagem, e a Minha #Duda já é aluna de lá. Me senti muito amada lá e a #Duda ainda mais.
    Obrigada Carol por mesmo sem saber fazer parte das nossas vidas. Bjus da mamãe, do papai e da nossa #Duda.

  7. Netto Carvalho disse:

    Fantástico Carol! Se eu já era um grande admirador seu pela sua profissão (nossa), por ser mãe dessa criaturinha maravilhosa que é a Alice e pela sua escrita leve e delicada, agora então passei para o status de fã ao ver sua desenvoltura personificando o que vemos rotineiramente aqui no blog, parabéns!

Deixe uma resposta

