Primeiro dia da Alice na escola!

Na imagem: Alice brincando com coleguinhas ao fundo.

Na imagem: Alice de laço verde e uniforme, brincando com um brinquedo de encaixar, com coleguinhas ao fundo.

Sempre que eu pensava em ter filhos, me imaginava ficando com eles por um tempo antes de colocá-los na escola. Acho que inclusive minhas decisões profissionais que foram feitas lá atrás, já foram influenciadas inconscientemente por isso (eu trabalho em casa, de forma autônoma há alguns anos). Mas assim que a Alice nasceu minha vontade de dedicar-me a ela ficou ainda maior. Ela ter nascido com síndrome de Down, e requerer uma atenção específica, pode ter colaborado com isso? Talvez. Mas acho que vai além disso. Eu acredito que o bebê precisa de contato com a mãe mesmo, acho que nada mais estimulante para um recém nascido que o rosto da mãe, seu toque, seu cheiro, a amamentação.

Cada criança tem seu tempo, aliás, cada família tem seu tempo e sua realidade, não creio que exista uma data certa para colocar na escola, cada caso é um caso. No nosso caso, depois de quase um ano e meio me dedicando integralmente a ela, e percebendo que ela tem uma saúde bem boa, sinto que ela está pronta (e eu também) para ir para a escola, socializar com outros coleguinhas. Além disso, com tanta estimulação, essa bebê pig não para mais quieta e eu não estou mais dando conta de correr atrás dela o dia inteiro, hihi 🙂

Nunca tive dúvidas sobre colocá-la em uma escola regular. Como vocês já notaram aqui no blog, sou defensora da inclusão. Depois de pesquisar bastante acabei escolhendo duas escolas finalistas para a bebê pig. Uma delas era na rede pública, o NDI, que faz parte da Federal de Santa Catarina. Por lei eles oferecem cotas, eram seis crianças com deficiência para uma vaga, e a Alicinha foi sorteada em… último! haha 🙂 Sou dessas que acredita que tudo tem motivo: foi o universo me dizendo que não era para ser e que a pessoa que passou em primeiro estava precisando muito mais!

Então matriculei a Alicinha em meio período na minha outra opção, o Bom Jesus Coração de Jesus, colégio onde eu estudei minha vida inteira (e depois de formada trabalhei mais 4 anos lá, ou seja passei 20 anos da minha vida lá!) É um colégio que tem uma antiga caminhada na inclusão e além disso a vovó-pig é professora lá. 🙂 Ontem foi seu primeiro dia de adaptação e ela foi recebida com muito carinho pelos profissionais e deu tudo super certo, bebê pig tirou de letra! Ela adorou os coleguinhas (e eu também) e sua professora é muito querida. Segue abaixo umas fotos da bebê pig! (A maioria das fotos é dela sozinha, por ainda não pedi autorização para os outros pais para colocar foto dos outros bebês por aqui! :))

Este slideshow necessita de JavaScript.

Torçam com a gente, para que sua história nesse colégio seja muito legal, inclusiva, e que esta nova etapa traga muitas alegrias e novidades.

E mais um ciclo se inicia 🙂

16 comentários sobre “Primeiro dia da Alice na escola!

  1. Michely disse:

    Linda Alice de uniforme ! Que Deus a abençoe nessa nova etapa
    Eu tbm demorei pra colocar a stephany na escolinha .. E eles adoram Vc vai ver!

  2. Aline dos Anjos disse:

    Muito lindaaa sua princesa…minha menina entrou na escolinha com 2 anos, foi ótimo, em seis meses ela mudou completamente, muito mais esperta..devia ter colocado ela antes..e com 2 anos e 1 mês ela andou. ..ela deve ter pensado: uê? tá todo mundo andando e eu me arrastando? bóra andar também hehehehe…até hoje continua na mesma escolinha e é visível seu desenvolvimento.. e tem dias que não quer vir embora hihihihi.

  3. B. disse:

    Eu estudei no Coração de Jesus e eles realmente são inclusivos há bastante tempo. Estudei por lá na década de 90 e tive a oportunidade de ser colega da Fabiana (que tem Down) e posso afirmar que é uma experiência incomparável e construtiva também para as outras crianças. A gente cresce com a real compreensão de que a síndrome não significa absolutamente nada perto do amor e da amizade. Fico torcendo pra que a bebê pig seja tão feliz na nova jornada quanto eu fui! 🙂

  4. Heloisa disse:

    Linda demais! E como é bom ver que tudo dá certo! Que é mais tranquilo que a gente pensa que é! Muitas alegrias e novos conhecimentos Alice! Faça do mundo um lugar melhor, simplesmente sendo linda, fofa e esperta como vc é!

  5. Yasmin disse:

    O Coração é muito bom com inclusão. Em 2007, no terceirão, eu tive uma colega com síndrome de Down, a Marília. A gente fazia festa pra ela (no aniversário teve até carro de som ;D ), ela participava de tudo, era boa amiga e ia super bem. Acho que é seguro dizer que toda a turma aprendeu bastante com ela. Talvez a Soninha lembre.
    Boa sorte pra Alice!!

  6. Veronica disse:

    Linda! Acompanho sua história, nunca comentei nada… É um novo ciclo sim, de muito aprendizado para os pais e para a pequena Alice! E, realmente, tenho um filho de 1 ano e também acho que devo ficar pertinho no começo da caminhada dele. Não recrimino mães que trabalham fora, acho q somos felizardas por termos essa opção! Beijo!

  7. Clarissa disse:

    Que delicia, primeiro dia de escolinha!!! Fico super feliz por saber que ela ficou bem, estar junto de outras crianças da mesma faixa etária é ótimo! Você vai ver que ela vai desenvolver mais e mais! E que comece uma nova fase cheia de alegrias para Alice! Beijo em toda essa família linda!

  8. Gisele Lioli disse:

    Ela está com uma carinha ótima, a minha chorou tanto, e chora até agora!!!
    não entendo porque não gosta da escola, tem tanta coisa legal lá
    coleguinhas e brincadeiras.
    PARABÉNS PARA ALICE ela é linda de viver!!!

  9. Cláudia Regina Nascimento disse:

    É um momento mágico para eles e de muita ansiedade para nós pais, coloquei minha pequena Maria Clara este ano, assim como Alice se adaptou muito bem.Parabéns, a Alice esta muito fofa.

  10. Camila disse:

    Bom, também comecei uma nova etapa, Alice de aluninha e eu de professora. hihi
    Ela vai adorar, com certeza. Você ta dando pra ela uma oportunidade unica e, sem duvidas, merecida. Alice é especial sim, mas pela criança que ela é, todas as crianças são, mas não pelos cromossomos a mais ou a menos que eles tem.
    Parabéns pela menina linda (achei ela uma graça de laço, e ta bem gordinha, coisa linda). Beijão, Carol!

  11. Aline disse:

    A Alice está uma boneca de uniforme! Sucesso pra ela e sempre nos dê notícias sobre esta nova etapa, pra mim tem sido muito importante acompanhar suas percepções. Bjs

  12. Gabriela disse:

    Fazia tempo que não passava por aqui Carol e adorei ver o primeiro dia de aula da Alice (melhor ainda, na escola que sempre estudei – certo? Esse é o antigo Coração né?) Ela ficou linda de uniforme. Muito sucesso para a Alice na escola! Beijos

  13. Gabriela disse:

    Ah que fofura!!! Vai ser um sucesso! Só fiquei curiosa com uma coisa Carol, existe um numero “X” de crianças com deficiência que podem ser matriculados em escolas públicas??? Por exemplo, se eu quiser matricular minha filha sem ser por cota pode tbm??? Só curiosidade mesmo, achei meio injusto!!! Beijos

  14. Joaquin Metoruma disse:

    Ola Carol, sou mae do Rafael tb com SD, colocamos ele na escolinha tb com a mesma idade da Alice. Mudamos muito desde que ele nasceu,em 13 de junho de 2009 em Campina Grande PB. Realmente nao e fácil a inclusao, ja tive alguns momentos dificeis, mas seguimos sempre procurando o melhor para ele. Hoje estamos morando na Argentina. Muito lindo o seu blog, e com certeza esta ajudando muitas maes por ai .Rafael e ligado no 220 e apronta o dia inteiro, e muito lindo. Tenho mais 2 filhos a Mayumi que e do mesmo dia que Rafa , so que de 1989 e o Bruno que tem 18 anos e agora tb a Mel, de 3 meses filha da Mayumi!!!!!. Foi a Mayumi que descobriu o seu blog e me enviou, e eu estou vendo o Rafa em cada uma dessas etapas da Alice.Bjs Maria.

Deixe uma resposta

