maternidade sustentável

Mês passado foi dia das mães, e este ano aproveitei a data para refletir sobre que seria e como alcançar uma maternidade sustentável. Aí você me pergunta: maternidade sustentável… oi? Me explico, a gente acaba ligando muito o termo sustentabilidade ao bom uso dos recursos naturais do meio ambiente, mas ele se aplica muito bem também ao desafio de maternar, principalmente quando se é mãe de um bebê/criança com necessidades específicas e adicionais.

Quando a Alice nasceu, me dediquei a ela 110% e, com o tempo, minha energia (ânimo, inspiração, entusiasmo) também se esgotou. E então entrei em uma fase emocionalmente desgastante, pois ao mesmo tempo que não tinha mais disposição para estimulá-la como antes, me sentia culpada por não fazê-lo. Infelizmente ainda me encontro nessa fase, mas a boa notícia é que estou com um pé para fora dela. :)

Assim como devemos utilizar os recursos naturais com inteligência, também devemos – enquanto pais e mães – dosar com bom senso a nossa energia. Simples na teoria, complicado na prática: ouvir nossos corpos e mentes, e prestar atenção para não nos aproximarmos ou até passarmos do nosso limite. Uma dica boa é levar para nossa própria vida o zelo que temos pelos nossos pequenos, respeitando nossos potenciais e deficiências, cuidando da nossa saúde e procurando não nos sobrecarregarmos.

Os quatro primeiros anos de nossos filhos são muito importantes e mora neles uma janela fundamental para estimulação precoce. Por isso nós, pais de crianças com necessidades específicas, acabamos correndo atrás do tempo, atrás de objetivos, atrás de terapias, atrás de médicos. Ufa! Passamos tanto tempo correndo que nos sentimos em uma verdadeira maratona. Mas se respeitarmos nossos limites, pedirmos ajuda e priorizarmos o que importa em nossas vidas, nossos recursos serão sustentáveis e renováveis. E quem sabe assim não criamos um outro olhar sobre nossa caminhada, e aquilo que parecia uma maratona, se torna uma bela caminhada no parque.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s