Uma vida sem deficiências

Outro dia li um comentário no facebook que me chamou a atenção. Uma mãe comentava para a outra o seguinte: “espero que sua filha se recupere logo e fique sem nenhuma deficiência“. Obviamente sei que esta mãe falou isto com a melhor das intenções e de maneira nenhuma me senti ofendida com a frase. Mas como tudo que ouço, leio e vivencio, este fato acabou despertando em mim uma série de reflexões sobre o que seria afinal uma vida sem deficiências.

Imediatamente lembrei algo que uma tia minha, que foi diretora de escola por muitos anos, me falou certa vez. Ela conta que sempre que alguém apontava uma característica negativa de um aluno, ela tentava enxergar ali uma oportunidade. Será que o “aluno bagunceiro” não teria instinto de liderança? Será que o aluno tagarela não possuía qualidades de comunicação? Eu por exemplo sou um fiasco quando o assunto é mapas e localização espacial. Meu cérebro é muito mais eficiente desenhando e ilustrando um mundo cheio de espirais, folhas e passarinhos.

Que todas as pessoas possuem talentos e deficiências nós sabemos. Mas o que eu nunca tinha parado para refletir é como estas estão muitas vezes diretamente interligadas. Desejar que você ou seu filho seja isento de deficiências, é privá-lo também de descobrir possíveis talentos. Não estou incentivando que fechemos os olhos para as deficiências e dificuldades, tanto nossas quanto dos nossos filhos. Incentivo, no entanto, que tenhamos um outro olhar sobre elas. De repente escondido naquele “defeito”, está um talento, esperando para aflorar.

Um comentário sobre “Uma vida sem deficiências

Deixe uma resposta

