Estimular é um barato: Tinta comestível!

tintacomestivel20

Opa, fazia tempo que não pintava um “estimular é um barato” por aqui, né? Andei um tempo meio desanimada, mas agora voltei com tudo, baby! 😉 No post de hoje vou falar especificamente sobre tinta comestível, sugerir algumas receitas e dar algumas dicas.

Não sei como é aí na casa de vocês, mas a minha pequena aqui ama lanchar o giz de cera, aperitivar uma massinha colorida e de sobremesa saborear uma tinta cor de rosa. Como eu gosto de deixá-la bem livre brincando, ao invés de ficar “Não come! Cospe isso! Não é papá!” o tempo todo, por aqui a solução são os materiais comestíveis.

Seguem algumas receitas que encontrei pela internet e já testei aqui em casa:

Tinta Neve:

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de sal
  • 1 xícara de água

Atenção para o modo de preparo, veja que complicado: misture tudo! 😀 Você pode dividir em potes diferentes e usar diferentes corantes alimentícios em cada porção.

Tinta de farinha:

  • farinha de trigo
  • água
  • corante alimentício

Misture 1 xícara de farinha e 3 xícaras de água em uma panela. Ferva até que a mistura esteja densa. Espere esfriar e acrescente os corantes alimentares.

Tinta de maizena (minha preferida!)

  • amido de milho (maizena)
  • água
Misture 4 colheres de amido de milho, três colheres de água e mexa em uma xícara com água fervendo. Quando a mistura esfriar, acrescente corante para alimentos e coloque na geladeira ou deixe esfriar naturalmente.
Cores naturais! 🙂
Caso seu bebê seja muito pequeno, ou você queira ser mais natural ainda, existem várias opções naturais de coloração, como beterraba, abóbora, café, chás.

Como brincar?

Algumas sugestões de brincadeira “dirigida”: você pode brincar conceitos de temperatura, fazendo uma tinta gelada, uma em temperatura ambiente e uma morna. Você também pode brincar com densidades, fazendo uma tinta mais espessa e uma mais rala. Além disso, você pode mostrar como as cores formam outras cores quando misturadas, desenhar a inicial do nome da criança no papel, etc. Ao brincar com tinta você estimula a criatividade, a propriocepção, o vocabulário…

Vantagens da tinta caseira:

Segurança: A vantagem principal é a segurança. São materiais bem menos tóxicos para nossos pequenos. E essa segurança se traduz em liberdade de deixá-los brincar livremente, fazendo com que o momento fique bem mais descontraído (sem precisar virar a mãe da propaganda do batom: “não-não-não-não-não“, aliás odeio essa propaganda.)

O bolso: vocês já viram o preço dos potes de tinta ultimamente? Eu quase caio pra trás! Nessa etapa que está a Alice, o legal é brincar sem medo de gastar a tinta, se melecando mesmo, então quanto mais em conta for o material melhor. A tinta de farinha, por exemplo, fica super barata e rende bastante.

Natureza: por não utilizar diversas embalagens e potes, e sim materiais biodegradáveis, a nossa tinta ainda por cima é ecofriendly 😀 talvez por ser bem natural, a tinta sai com facilidade das mãos e das roupas! Mas também não vai se animar e brincar em cima daquele seu sofá branco preferido, hein? Não me responsabilizo, hehe.

Dicas:

Compre poucos corantes, e vá brincando com a combinação de tons que eles proporcionam! Sugiro comprar apenas 3, nas cores rosa, azul e amarelo, pois elas são primárias e dão origem a diversas outras tonalidades. E coloque pouco corante! Um pote grande precisa de apenas 3 gotinhas para ficar com uma cor super bonita.

Escolha um espaço onde a criança se sinta segura e confortável. Eu brinquei algumas vezes com a Alice no chão, em cima de uma grande folha de papel craft, e outras com ela sentadinha em sua mesa nova.

Utilize um papel com uma gramatura mais robusta, dessa forma a umidade da tinta não rasga a folha. Ainda sobre o papel, escolha um bem grande, de forma que ele não fique “patinando”, atrapalhando os movimentos da criança. Alguns pais costumam grudar o papel com fita adesiva na mesa, também funciona.

Caso seu filho já seja um pouco maior e/ou habilidoso manualmente, você pode escolher uma receita de tinta que não vá ao fogo e pedir sua ajuda para fazê-la! É uma boa maneira de entreter de repente aquele irmão mais velho com a brincadeira do mano mais novo. Eles podem também a ajudar a limpar os pincéis e os potes, aprendendo assim responsabilidades.

E agora algumas fotos da pequena lanchando se divertindo! 🙂

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

14 comentários sobre “Estimular é um barato: Tinta comestível!

  1. Kátia disse:

    Oi Carol!!

    Sei que você deve estar bem ocupada com a preparação para a chegada do irmãozinho da bebê Pig, mas estou precisando de algumas palavras que sosseguem um pouco meu coraçãozinho de mãe. Estou em uma fase de muitas dúvidas, ansiedade e angústia com o desenvolvimento da minha pequena. A Alice andou com quanto tempo? Sei que não é legal compararmos o desenvolvimento de qualquer criança, independente de ter ou não SD. Mas, no momento, acho que me ajudaria bastante alguma resposta sua. A minha pequena já anda tudo, se dermos as mãos pra ela. Em junho ela já se soltava e dava alguns passinhos, mas está com muito medo ultimamente e não se solta mais para dar passinhos sozinha. Trabalho pela manhã e já perguntei em casa se ela levou alguma queda para justificar. Você poderia me retornar com alguma informação? Ela tem 1 ano e 5 meses completados agora em julho.
    Beijos e obrigada desde já.

    • Liége maria disse:

      Relaxa Kátia, curta sua pequerrucha que ela vai conseguir fazer tudo, absolutamente tudo, no tempo dela. Não cobre, não alimente tanta expectativa. Só curta. E uma fase tão linda. Meu filhote tem 1 ano e 7 meses e ainda não anda, mas tá se preparando pra isso, e vai conseguir. Mais cedo ou mais tarde sei que ele vai conseguir. Ele já tá na escola e lá já aprendeu tanta coisa bacana, interage bem demais. Então, pra ele andar, falar… é só uma questão de tempo. Fique tranquila e não tenha tanta pressa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s