Estreia: Nossa vida com informação!

Eu estou sempre pesquisando sobre síndrome de Down. Meu interesse é muito diverso: já pesquisei bastante sobre o desenvolvimento da fala das crianças com SD, sobre linguagem de sinais como recurso alternativo e temporário, sobre novos tratamentos e terapias… Mas por uma série de motivos eu nunca me sentia a vontade para falar sobre estas pesquisas pessoais aqui no blog. O primeiro motivo – e mais determinante – é o fato de eu me sentir extremamente desconfortável falando de assuntos dos quais eu não domino completamente. Somado a isso, sempre tive muito medo de que as pessoas encarassem as informações fornecidas aqui como verdade absoluta, e não como um ponto inicial para uma pesquisa pessoal mais aprofundada, em conjunto com um médico ou especialista. E, como terceiro motivo, a maior parte do conteúdo de qualidade que eu encontro, é em inglês. E eu não me sinto a vontade compartilhando um texto que não seja acessível para a maioria das pessoas.

Quem acompanha a Alice pelo facebook, sabe que ela ficou alguns dias internada por causa de uma pneumonia. Enquanto eu a acompanhava no hospital (durante suas sonecas, claro), aproveitei para ler uma série de textos fantásticos, indicados pela Christiane Aquino (uma das fundadoras do Movimento Down). Minha animação com aqueles textos foi tão grande, que eu decidi traduzi-los, para mostrar para minha família. Quando a Chris ficou sabendo que eu estava fazendo estas traduções, me incentivou a colocar o conteúdo aqui no blog também, para outras famílias terem acesso a estes textos. E, assim, eu finalmente criei coragem de utilizar este espaço para falar também sobre estes assuntos médicos/terapêuticos.

Entendendo a Tireóide

O primeiro texto que eu traduzi, e que está sendo bem útil para mim neste momento, é sobre o metabolismo do hormônio da tireóide na síndrome de Down. Através dele percebi que precisamos ter uma visão muito mais integrada ao diagnosticar, tratar e monitorar a função da tireóide dos nossos filhos com SD. Para facilitar, preparei um PDF com o texto traduzido. Caso encontrem algum errinho de português ou de tradução, peço que me avisem que corrigirei prontamente. Espero que seja útil e que gostem! 🙂

1. O metabolismo do hormônio da tireóide na síndrome de Down.
Faça o download aqui do artigo traduzido.
Para quem domina inglês, segue o link para o artigo original:
http://www.downsyndrometreatment.net/thyroid.html

Para complementar o artigo acima, traduzi mais um texto interessante.

2. O seu médico conhece os novos patamares para testes laboratoriais de TSH?
Faça o download aqui do artigo traduzido.
Para quem domina inglês, segue o link para o artigo original:
http://www.downsyndrometreatment.net/thyroid.html

Aviso Importante: Todos os artigos indicados e traduzidos pelo blog NVCA não devem ser encarados como conselhos médicos ou diagnósticos finais. Consulte sempre o seu médico. Ele é o profissional adequado para auxiliá-lo no melhor diagnóstico e tratamento.

Anúncios

5 comentários sobre “Estreia: Nossa vida com informação!

  1. Ariana disse:

    Acompanho seu blog desde maio/2014 quando meu filhote nasceu com suspeita de Síndrome de Down e naquela espera, um pouco angustiante, pelo resultado do cariótipo encontrei aqui enorme conforto e esperanças quanto a um futuro repleto de expectativas positivas e possibilidades de desenvolvimento do meu pequeno, que foi confirmado com a Síndrome no mês passado. Agradeço a sua disponibilidade, que imagino não seja fácil nem simples, para compartilhar seus aprendizados aqui com a gente. Grande abraço, Ariana/DF

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s