Estimular é um barato: Livros caseiros!

Na imagem: Livro caseiro feito para a Alice. Na capa está escrito: Alice e o Mano, com um desenho dos dois.

Na imagem: Livro caseiro feito para a Alice. Na capa está escrito: Alice e o Mano, com um desenho dos dois.

Opa, o conselho de hoje é um remix de uma dica já dada aqui anteriormente. Eu já indiquei a ideia de encapar um livro que seu filho não usava mais, mas hoje falo especificamente sobre construir um livro caseiro, do zero! Que tal colocar a sua criatividade para funcionar e bolar uma historinha simples, específica para seu filho?

Estrutura e temas

Escrevi frases curtas e histórias muito simples, para facilitar na compreensão. Escolhi dois temas que queria trabalhar com a Alice: a chegada do irmão e a chegada do penico, hehe. Como ilustrações, usei montagens simples mesmo, com mistura de fotos, desenhos feitos por mim e imagens que peguei da internet. (Atenção, ao utilizar imagens da internet, faça somente para uso particular, em casa).

Humor

O humor é um grande aliado no momento do ensino, não acham? Então no livro do penico, quis abordar o tema de um jeito bem leve e divertido, e coloquei toda a turma da galinha pintadinha sentada no troninho. Ela adorou! Não tenha medo de criar uma história bem maluca 🙂

Na imagem: Alice lendo o livro, vendo uma ilustração dela e de seu irmão em uma piscina de bolinhas.

Na imagem: Alice lendo o livro, vendo uma ilustração dela e de seu irmão em uma piscina de bolinhas.

Praticidade

Como vocês sabem, eu adoro coisas práticas, baratinhas e com pouco impacto ambiental. Então quis usar uma estrutura que eu pudesse reaproveitar inúmeras vezes, apenas trocando as imagens (o plástico é aberto na lateral, então posso retirar e colocar folhas). Além disso, usei papéis reciclados (versos de papéis já usados) para imprimir os textos e imagens.

O que você vai precisar:

• Plásticos transparentes. Eles servirão para deixar o material durável.
• Papéis com gramatura rígida. Para que as folhas sejam melhor manuseadas pelos pequenos.
• Papéis. Para imprimir a história que você criou, para desenhar, ou colar imagens.
• Argolas articuladas. Para fazer o encadernamento. Preste atenção e feche bem a argola, para ela não se soltar e ser um objeto pequeno na mão do seu bebê.
• Furador de papel.

Algumas fotos dos livrinhos e da bebê pig se divertindo com eles:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Outras alternativas

Você encontra estas argolas articuladas por centavos na internet ou em lojas de armarinho. Mas você também pode fazer o encadernamento usando fitas, barbantes, elásticos, grampos… Ou até mesmo usar uma pasta plástica, e colocar as folhas dentro. Cuidado ao usar pedaços de fios muito grandes em materiais manuseados por seus bebês. Não custa relembrar, né?

“Penico? A Alice está desfraldando?”

Opa, muita calma nessa hora querido leitor. 🙂 Antes que alguém me peça dicas ou mais informações sobre o desfralde da Alice, sinto informar que sou completamente perdida nesse departamento, hehe 😀 Estou começando um processo bem lento de desfralde, sem a mínima pressa ou pretensões. Talvez, depois que eu consiga de fato desfraldá-la, eu reúna algumas dicas que funcionaram para a gente e poste aqui no blog, que tal? Mas por enquanto sou completamente inexperiente no assunto.

Anúncios

Um comentário sobre “Estimular é um barato: Livros caseiros!

  1. Kátia, mãe de Maria Luiza disse:

    Olá Carol!!! Muito legal essa ideia!! Achei ótima a posição de Alice sentada na cadeira de papá com a perna para cima lendo o livro. O maninho dela já nasceu?! Que Papai do Céu traga a cada dia mais felicidade para sua família!!! Bjs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s