Alicentrismo

(Texto publicado originalmente em novembro do ano passado no blog Janela com Vista. Confira o belo projeto Outro Olhar, criado pelo Instituto Alana)

Hoje em dia nós passamos muito tempo de nossas vidas sendo definidos pelo nosso trabalho e por nossa vocação. Mas ao nos tornamos mães ou pais há uma ruptura nessa imagem. Claro que em menor ou maior escala, dependendo da realidade de cada pessoa, e do quanto você aproveita essa ocasião para refletir. Mas e quando você não usa a oportunidade para se redescobrir uma pessoa plural e cai na cilada de apenas trocar um “figurino” por outro?

– Figurino, Carol? Como assim?

Figurino, personagem, imagem, enfim. Explico e dou um exemplo: antes eu era a “Carol-Designer” e agora sou “Carol-Mãe-da-Alice“. Aliás, eu ando numa fase tão “Carol-Mãe-da-Alice”, tão absorta em meu Alicentrismo, que de vez em quando até esqueço que estou grávida! Ainda bem que o mano dela chuta o tempo todo, como se quisesse me alertar: oi, lembra de mim? 🙂 Ou seja, eu mesma caí nessa armadilha e troquei um figurino reducionista por outro. A realidade é que eu sou “Carol-um-milhao-de-coisas”, e não somente este ou aquele binômio simples.

Com certeza a chegada do querido e amado mano em dezembro me fará sair dessa órbita Alicêntrica na qual eu me encontro. Na marra! Vai bagunçar minha rotina, desequilibrar toda minha vida novamente, fazendo eu repensar mais uma vez quem eu sou e agregar novas Caróis ao meu repertório. Mas que todas essas Caróis saibam que também tem luz própria, e não precisam nunca se reduzir à satélites, orbitando em volta de uma única coisa, seja um filho, uma vocação ou uma profissão.

Um comentário sobre “Alicentrismo

  1. Mah Bortoluzzi disse:

    Que ótimo este texto, amiga! Super pertinente e, mesmo que curtinho, profundo. Até o nome do blog faz a gente pensar que agora “nossa vida com Alice” é também com Antonio. Mas entendo o contexto que apresentas mais aqui. De um jeito ou de outro, parabéns por todas as Caróis que és e representas. Amo todas!

Deixe um comentário

