Estimular é um barato: praia!

praia

Alice e seu dindo brincando no mar!

Como o Antônio ainda é muito pequeno, estou saindo pouco de casa com ele. Mas fico morrendo de pena da Alice, que está de férias, e merece curtir passeios e atividades diferentes. Então estas férias deixei um pouco de lado meu instinto grude, e deixei ela dormir nos finais de semana na casa de praia dos avós! Assim eu poderia descansar um pouco também. (Depois que você se acostuma a cuidar de dois filhos em casa, ficar cuidando só de um parece até férias!).

E lá foi a Alicinha de mala e cuia para a casa de praia com os avós e os padrinhos! Gosto muito desta praia pois tem um clima bem familiar e o mar é muito calmo. Os dindos mandavam o tempo todo fotos dela se divertindo, o que me fez pensar em como um dia na praia é estimulante. E o melhor de tudo: é um programa muito baratinho! (pra quem mora perto de praias, claro 🙂 ). Olha só quanta coisa legal que dá para fazer em um dia na praia:

01) Pegar sol: Cuidando com os horários perigosos e com excessos, pegar sol faz muito bem para a saúde e para nosso humor.

02) Ficar na piscina: Para os pequenos que ainda são muito novos, dá para carregar uma piscininha inflável para a praia, encher com água do mar e colocar debaixo da sombra. Atividades na água melhoram a imagem corporal, o equilíbrio e coordenação.

03) Criar um castelo de Areia: Tem coisa mais legal do que construir castelos de areia na praia? Eu adorava! E agora que tenho filhos pequenos tenho uma desculpa para poder voltar a brincar disso. Ao construir castelos você pode trabalhar o imaginário, criando histórias com a ajuda do seu filho. Também é uma maneira legal de trabalhar a motricidade fina.

04) Construir um relógio solar: Para as crianças um pouco maiores, uma ideia legal é construir um relógio solar, usando uma vareta e conchinhas. Você pode explicar o conceito de horas, falar sobre números, e, dependendo da idade do seu filho, até arriscar uma explicação sobre o movimento da terra ao redor do sol.

05) Colecionar conchas: E que tal passear pela praia catando conchinhas bonitas? Eu sei que é uma dica super simples, mas eu adorava fazer isso quando era criança. Ficava procurando as conchas mais bonitas e ia guardando em um potinho. Se você for brincar disso com seu pequeno, pode aproveitar a ocasião para ir contando quantas conchas você já tem, ensinando os números, ou usar as próprias conchas para desenhar formas na areia.

06) Caça ao tesouro: Para o final de tarde, com o sol mais fraco, você pode organizar uma caça ao tesouro! Esconda algumas coisinhas e dê dicas para seu filho achá-las. Além de ser divertido, você estimulará o raciocínio do seu pequeno.

07) Esportes: Brincar de bola, soltar pipa, amarelinha, frisbee, frescobol… são inúmeras as opções de esportes e atividades que podem ser praticadas na praia. Os benefícios dos exercícios físicos são diversos.

08) Desenhar na areia: Desenhar estimula a imaginação, a percepção e a expressão. Que tal procurar um graveto e fazer desenhos na areia? Você pode desenhar elementos que viu na praia, desenhar letras, ilustrações abstratas… Nesta brincadeira não existe certo nem errado, o legal é deixar a criança desenhar o que quiser e como quiser. Além da criatividade, a motricidade fina também é estimulada.

E algumas fotos da Alice fofinha curtindo a praia!

Anúncios

2 comentários sobre “Estimular é um barato: praia!

  1. Mãe de Dois disse:

    Muito bom, Carol! Outro benefício ENORME da praia (falando em estímulos ao desenvolvimento infantil) é a oportunidade de caminhar na areia, especialmente para quem está aprendendo. Estou falando do contato dos pés com a areia firme, não aquela fofa que dá muita instabilidade. Eu me lembro q fomos à praia com o Bruno quando ele estava quase andando sozinho, e foi um treino muito gostoso e produtivo; logo depois ele se soltou!!! Eu segurava no quadril dele (haja costas, claro) e dava uma super estabilidade. #ficadicamamães 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s