O óculos lilás (e o maior problema em ensinar uma pessoa com síndrome de Down).

IMG_06282

Descrição #ParaCegoVer: Alice vestida de lilás, brincando de tinta, com uma flor rosa no cabelo e seus óculos novos.

Alicinha está de óculos novos! “Perdeu” seu antigo então precisamos comprar um novo par. Além disso tivemos que mudar sua lente – sua hipermetropia aumentou – e aproveitei a ocasião. Eu quis variar um pouco o vermelho e pedi um lilás. Logo depois me arrependi, mas já não tinha volta. Mas até que ficou bonitinho, não acham? A Alicinha adorou a novidade*, acho que estava com saudade de usar óculos, e precisando também. Com a correria aqui de casa acabou ficando 3 semanas sem usar. Quando provou o modelo novo deu uma gargalhada e foi se olhar no espelho.

Ela tem uma hipermetropia considerável e devia estar incômodo ficar sem. Além da hipermetropia ela tem estrabismo e provavelmente algum nível de ambliopia. Fazemos um acompanhamento muito legal com um instituto de optometria aqui de floripa. Eles têm uma visão mais ampla da saúde visual e eu curto bastante essa abordagem. Eu não dou conta de fazer todos os exercícios que eles pedem, mas me esforço para fazer pelo menos o mínimo.

Mas e como Alicinha “perdeu” seus queridos óculos vermelhos? Não tenho certeza, mas tenho uma forte suspeita que a pequena fez uma sapequice e os jogou no lixo da escola. Ocorre que estamos a ensinando a usar o lixo reciclado aqui em casa, e ela adora. Gosta tanto que de vez em quando a pego indo colocar o controle remoto ou o estojo de lápis ou o babador na lixeira. As professoras já salvaram um tênis novo do lixo também. #tenso

E esse episódio tragicômico me fez lembrar de uma frase ótima que eu ouvi uma vez: “Cuidado ao ensinar seu filho com síndrome de Down… ele aprende. ;)”

*dois dias depois a Alicinha passou a não querer mais colocar os óculos. Não sei se perdeu o costume ou está estranhando as lentes novas… 😦 Féun

5 comentários sobre “O óculos lilás (e o maior problema em ensinar uma pessoa com síndrome de Down).

  1. Renata disse:

    Oi Carol, será que não houve algum erro quando fizeram as lentes? Eu como uma proud-quatrolho sei que muitas vezes um pequeno erro pode dar bastante dor de cabeça, literalmente.

    Ah! Lembrei agora, todas as vezes que eu aumento de grau me dá um pouco de tontura por alguns dias. Acho que o cérebro da gente se acostuma a ver mal e não aceita bem de início, depois de algum tempo passa.

    Beijo da Tia 4-olho da Alice

    ps: ficou gatona de lilás!

  2. Andressa disse:

    Nossa, adoro visitar seu blog e me delicio com essas duas fofurinhas que vc tem em casa… Parabéns pelos filhos lindos e por toda essa dedicação, com um só já me vejo maluca, imagino o desafio de criar dois…..

Deixe um comentário

