Estimular é um barato: livrão!

Vira e mexe eu invento algumas coisas pra Alice, fico toda animada, passo um tempão criando… e ela não dá a mínima bola, rs. Mas sigo aqui firme forte na tentativa e erro. 🙂 Uma coisa que fiz recentemente, que passou pelo crivo de aprovação da bebê pig (saudade de chamá-la assim, mas agora com 3 anos não tem mais cabimento, né) foram os livros gigantes!

Legenda da imagem #paracegover: Dois livros grandes, em cima de um piso de madeira. Os livros são sobre a Peppa Pig. Em cima da foto está escrito "Livrões, estimular é um barato!".

Legenda da imagem #paracegover: Dois livros grandes, em cima de um piso de madeira. Os livros são sobre a Peppa Pig. Em cima da foto está escrito “Livrões, estimular é um barato!”.

“-Livro gigante, Carol? Conte-me mais!”

Claro, caro leitor! Vamos começar pelo início. Eu tenho lido alguns métodos de estimulação e ensino, e acabo pegando uma coisa aqui ali de cada teoria e coloco na prática aqui em casa. Para a parte de leitura, um método que eu simpatizei e me inspiro foi o Doman. Sei que é um método bem controverso, alguns pontos dele eu não concordo/sigo, mas algumas diretrizes que eles dão pra questão da leitura fizeram sentido para mim então adaptei para a nossa realidade.

Algumas diretrizes do método:
• Livros com letras muito grandes.
• Palavras em minúsculo.
• Preferência para fundo branco e letra vermelha ou preta.
• Texto sobre fundo liso, sem justaposição com a ilustração
• Apresentar a leitura de forma prazeirosa, ser um momento feliz

Então, com base nessas orientações, os livrões da Alice são feitos respeitando estas dicas, fontes grandes, cores contrastastes, textos separados das figuras, etc. Para incentivar ainda mais o interesse dela, tenho escolhido temas que ela está curtindo no momento, como histórias da Peppa, da Luna, da nossa rotina. Algumas coisas eu invento, outras me inspiro nos episódios dos desenhos mesmo, simplificando e adaptando.

O material é o que eu costumo usar sempre, que são folhas que eu reaproveito o verso, envelopes de acetato e um cartão rígido dentro para dar mais estrutura. Depois furo e finalizo com argolas. Mas tenho uma amiga que imprime em banner de lona e fica muito legal também. 🙂 Algum advogado que entenda de copyrights sabe dizer se posso disponibilizar estes livros caseiros aqui para download, ou se eu serei processada, rs?

Mais algumas fotos!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

5 comentários sobre “Estimular é um barato: livrão!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s