Domini 

Existe “vergonha alheia… de si mesmo”? Inventei essa expressão, pois ela define bem o que eu estou sentindo agora. Explico: a Alicinha tem atraso no desenvolvimento da fala, estamos cogitando inclusive um segundo diagnóstico, mas isso eu explico melhor outra hora.”E onde entra a vergonha alheia nisso, Carol?”

Nos vídeos amadores que eu criei para ajudá-la a desenvolver a fala! 😅Existe muito material legal em inglês mas eu não encontrava nada do jeito que eu queria em português, então decidi eu mesma criar. Eu já criei dezenas de vídeos, mas sempre tive vergonha de colocar aqui no blog porque: a) detesto minha voz, b) tenho vergonha das musicas e animações toscas que eu crio e c) como são para uso pessoal, eu utilizo imagens que não são de minha propriedade intelectual. Mas como vi que os vídeos estão ajudando a pequena me forcei a botar a vergonha de lado para de repente ajudar outras famílias também. E, conversando com uma amiga advogada, ela me explicou que como o uso das imagens é pessoal e não visa lucro, não tem problema.

Eu queria vídeos com o ritmo bem lento e com bastante repetição, pois noto que em músicas assim que ela interage mais. Queria também imagens e palavras mais claras e simples, sem tanta poluição visual. Sigo algumas orientações do método Doman (fonte em caixa baixa, grande, com bastante contraste, etc) mas também incorporei um pouco do método Gemiini, que as mães americanas têm elogiado muito. Este último consiste em vídeos também com muita repetição e foco na pronúncia, com o apoio de vídeos de pessoas falando. E dessa mistura meio louca de Doman e Gemiini saiu meu… Domini, rs.

Eu crio as melodias em um aplicativo chamado Garage Band (as aulas de piano que eu fiz com 7 anos finalmente serviram para algo!) depois faço uma animação simples no After Effects. O video eu gravo pelo iPad mesmo, não fica com tanta qualidade mas é mais prático.

Hoje vou colocar aqui 3 animações que eu fiz sobre cores! Como eu falei lá em cima, me incomodava a poluição visual e quantidade de informações nos vídeos que a gente vê pelo YouTube. Você dificilmente acha um vídeo só sobre uma cor, por exemplo, normalmente a animação fala sobre todas, e rapidamente – o contrário do que eu queria.

https://www.youtube.com/watch?v=H0siHA4R_D4

Percebam que são vídeos bem focados para a Alicinha – escolho coisas do universo de interesse dela para deixar o momento mais lúdico. Então, se seu filho for mais velho e não curtir, de repente tenta fazer alguma coisa similar, mas usando personagens e desenhos que ele goste! Em tempo: eu coloco os vídeos no iPad, no computador, mas fica legal mostrar na televisão também! 😎

Bom, era isso. Espero que seja útil para outras famílias também. Em breve posto outros por aqui.

Edit: criei uma playlist no youtube para os videos! Estão neste link.

Beijos,
Carol.

Anúncios

10 comentários sobre “Domini 

  1. Isa Sobral disse:

    Que massaaaaaa!!!! Eu queria metade da sua criatividade!!! Mari tb tem atraso, e esta comecando agora a balbuciar melhor e soltar sons com significado consciente! Mas nem de longe eu tenho as sacadas que a dona Carol tem!!! Viva a Alice que tem uma mãe tão criariva e nos ajuda!!! 😘

  2. Camila disse:

    Carol, a Cecília e o Benício AMARAM os teus vídeos! A Cecília viu todos mas adorou mesmo do azul, viu umas cinco vezes! Dai no final ela perguntou: mamãe, cadê do laranja, amarelo e do ‘banco'”? kkkk

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s