Doman de matemática!

Assim que comecei a ler mais sobre o método Doman, fiquei curiosa para conhecer a abordagem deles para a matemática. Como muitas pessoas com síndrome de Down apresentam dificuldades com matemática pensei em ver qual era a proposta deles nessa área.

Infelizmente cheguei um pouco atrasada nesse conteúdo, pois o programa de neurodesenvolvimento deles de matemática é voltado para bebês e crianças até dois anos e meio (alicinha já tem 3). Mas ainda assim li o livro e incorporei um pouco das dicas dele no nosso dia a dia. Fiz com esse método aquilo que faço com todos os outros: li, absorvi aquilo que fazia sentido e funcionava pra gente, adaptando pra nossa realidade.

O que eu gostei na proposta:

• Gosto de métodos que usam materiais grandes, simples e com contraste/coerência visual.

• Ele inicia por aquilo que é tangível (quantidade) e deixa o abstrato (numerais) por último.

• Gosto como ele não estimula o ensino dos números na ordem, evitando com que a criança decore basicamente uma sequência de palavras ao invés de entender a noção de quantidade.

• Assim como os numerais, ele também pede para esperar para introduzir o conceito de símbolos (+, -, =…)

Enfim, se você se interessou, sugiro que leia o livro, onde ele fala mais sobre o método. 😀

Eu comecei a criar o material, fui até a prancheta número 30, mas a Alicinha não curtiu, então resolvi não insistir muito. Fui procurar no YouTube vídeos de outras mães fazendo o método, pra ver se eu estava fazendo algo errado, e encontrei um pai que tinha feito uma versão musical dele! Eu achei o máximo e a alicinha também amou! Eu colocava para tocar e ficava cantando bem alto em português por cima. Mas aquilo não estava dando muito certo, então pedi para meu cunhado fazer uma versão da música, para eu criar um vídeo em português pra ela.

Na mesma época, meu amigo Rogério meu enviou um artigo* que debatia a hipótese de que crianças com síndrome de Down aprendiam mais matemática em meios eletrônicos – como aplicativos – do que de forma tradicional. Então isso foi um empurrão a mais para eu bolar algo alternativo para ela, para complementar o ensino.

A Alice curtiu tanto este primeiro video que acabei fazendo um para cada dezena até o número 100 😱 e mais seis sobre adição, todos com musicas originais compostas com ajuda do super GarageBand 💕. Em todos eu coloquei desenhos e brincadeiras para deixar o vídeo mais lúdico. Vou colocando aqui aos poucos conforme eu for perdendo a vergonha da minha voz horrenda. Não sei até que ponto eles estão ajudando, faço sem muito compromisso. Queria iniciar alguns sobre subtração, mas esse ano estou pensando em focar na saúde visual da alicinha, que acabei deixando de lado ano passado.

P.s.: O video é meio tosco, pois foi um dos primeiros que eu fiz, estava enferrujada com o programa de animação. Tentei achar o arquivo para melhorá-lo, e para inclusive colocar uma filmagem minha falando os números, mas perdi o arquivo original! 😭

Espero que tenham gostado!
Beijos,
Carol.

* 5th World Conference on Learning, Teaching and Educational Leadership, WCLTA 2014 Achievements of Numeracy Abilities to Children with Down Syndrome: Psycho-Pedagogical Implications.

Anúncios

4 comentários sobre “Doman de matemática!

  1. Whinne disse:

    Excelente as suas postagens! Parabéns. é uma ajuda imensa para todos nós que temos crianças mais que especiais! (:
    Gostaria de saber o nome do livro sobre o Método Doman que você leu!

    Obrigada,

  2. Renée Melo disse:

    Caramba Carolzinha!!! Que video e iniciativa especial! Tudo que tu faz tem um toque mágico de pirlimpimpim! Amei e amo números, espero que a alice goste também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s