10 dicas para mães com BURNOUT*

 

 

 

Tenho me sentido cansada e ansiosa ultimamente, tendo enxaqueca e insônia, então quando minha amiga July me marcou neste post em um grupo de mães de crianças com síndrome de down, caiu como uma luva para aquele momento. Pedi autorização para a mãe que escreveu o texto se eu poderia traduzi-lo para português e fazer algumas adaptações, e ela gentilmente concordou e incentivou! Viva! 😀 Ela se inspirou em fazer este texto em uma amiga sua próxima que não deu atenção para sua saúde e está atualmente em uma depressão profunda. 😞 Por isso, destaco que ele é escrito especialmente para mães com uma situação específica de burn out*. Digo isso pois algumas dicas podem soar extremas, mas friso que são para mães em situações delicadas de stress profundo.

👉 Plano de ação para mães com BURN OUT
Por Cheryl Kuni
📃Traduzido e adaptado por Carol Rivello (Nossa vida com Alice)

“Um assunto comum nos grupos de mães que participo é que não temos tempo, dinheiro (ou ambos) suficientes para cuidar de nós mesmas. Por isso, eu acho que devemos encontrar ideias que não exigem nenhum deles… e de quebra você vai inclusive ter mais tempo e economizar dinheiro. Eu começo com algumas sugestões e vocês fiquem a vontade para contribuir.

1- Esta primeira sugestão é o meu melhor conselho para melhorar seu humor, sua vida, seu casamento… Ele funcionou muito bem para mim. Diga NÃO ❌ para literalmente… TUDO. O conhecido ditado de “colocar sua máscara de oxigênio em primeiro” se aplica aqui! Lembre-se de que você está em crise. NÃO se ofereça para QUALQUER COISA! Exemplo: Assar bolinhos para a aula do seu filho ou fazer/comprar presentes para professores ou terapeutas, ou ajudar a planejar ou organizar qualquer evento. Evite qualquer e todas as folhas de “inscrição”. Pare agora. Não há culpa. Não há vergonha.

2 – Solte, ou deixe para depois o que não está funcionando. Apenas. Deixe. Ir. Isso não só poupa tempo, mas também energia preciosa. ✌🏼

3 – Pare de pesquisar. Pare totalmente. Feche todas as suas abas do navegador. Concentre-se no que você já tem… e o que você pode fazer AGORA. 👍 Use o que você tem e não adicione mais nada até terminar o que você começou.

4 – Simplifique… sua casa e sua rotina / horário. Comece a doar tudo que não use mais, pegue um quarto por vez – até uma gaveta ou armário de cada vez. Há bons roteiros na internet para isso. Livrar-se de qualquer coisa na sua rotina / agenda que é desnecessário. Pare de correr tanto. 🏃🏻‍♀️

5 – Depois de organizar sua casa … venda na internet o que separou para ganhar dinheiro extra. Todas as vendas de quintal podem ser feitas on-line agora. Eu fiz 300 dolares rapidinho vendendo móveis que não estávamos usando. Moleza. 💰

6 – Deixe sua casa mais quieta. Desligue a TV. 🔕 Desligue a música. Peça às crianças que brinquem silenciosamente, ou que elas entrem em outra sala. Nunca subestime o poder de um pouco de paz e tranquilidade. Somos uma família de 5… mas esta é uma regra sagrada para mim. Um pouco de calma e silêncio.

7 – Considere não fazer festas de aniversários e festas feriados (natal, ano novo, etc). Mande pra cucuia a culpa que vem com isso! “Ah, mas a vida do meu filho já é tão dura e eu sou uma mãe tão má que vou dar um jeito para fazer isso”. Mentira.Todo mundo ficará bem se você não gastar HORAS cozinhando o bolo perfeito, ou comprando os presentes perfeitos. Eu sei todas as desculpas: “Mas, eu ADORO fazer isso ou aquilo pelos meus filhos – é como terapia para mim”. APENAS NÃO. É estressante e desnecessário. Você está no modo de sobrevivência. Não faça jantar de ação de graças e fique de pijamas. 😎

8 – (nota da tradutora: esta é delicada… friso novamente que este é um texto específico para pessoas em depressão e burn out. o texto inclusive foi inspirado em uma amiga da autora em depressão profunda, tentando suicídio. peço que tenham empatia antes de julgarem.) Considere doar temporariamente, enquanto cuida da sua saúde, ou provisoriamente seus pets. Mas “Ah, mas meu filho ama seu / lagarto / coelho / peixe / cobra / tarântula”… É meu palpite é que você que está fazendo toda a limpeza, alimentação, etc. E mesmo que não esteja … você está tendo que lembrá-los. Estou certa?

9 – O mais importante de tudo… PEÇA AOS MARIDOS PARA ASSUMIREM TAREFAS. 🤝 Diga ao seu esposo o que você precisa… “Querido, estou ficando biruta, precisamos transformar isso”. E então, passe para ele algumas das suas funções.

10 – Ah e não se cobre tanto para fazer mais exercícios. Se você estiver com a adrenal toda detonada por conta do stress, dependendo do exercício você poderia estar fazendo até mais mal que bem. Faça coisas leves como yoga ou caminhadas. 🚶🏻‍♀️

É isso. espero que alguma dessas dicas sejam proveitosas para você. Eu tive que recalcular todo meu plano de vida alguns anos atrás. E estou feliz por ter tomado estas decisões. Burn out e depressão são temas sério e precisam ser abordados.”
Adiciono um conselho bônus, que vai um pouco contra a temática do post (que é não tomar tempo e não custar nada), mas é a de procurar ajuda profissional, caso você ache que esteja nesta situação.

Na imagem #paracegover: Uma ilustração do meu rosto, com expressão de cansada. Está escrito “10 conselhos para mães com burn out”. Fundo vermelho em zigzag.
*Burnout é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso.

Um comentário sobre “10 dicas para mães com BURNOUT*

Deixe um comentário

