Estimular é um barato: A caixa das cores!

IMG_9226

Na imagem: uma caixa marrom, com adesivos coloridos imitando respingos de tinta colados e o texto “caixa das cores”.

Eba, mais um post da série “Estimular é um barato!”. Hoje sugiro a Caixa das Cores, uma brincadeira bem simples e acessível para ensinarmos as cores para nossos pequenos. Como muitas vezes a criança com síndrome de Down possui dificuldade no aprendizado, tenho procurado fazer brincadeiras simples, aumentando o interesse e concentração. (mas esta tática pode ser usada com qualquer criança, claro!) Neste caso, especificamente, ao invés de fazer uma caixa das cores com diversos objetos coloridos dentro, proponho que cada cor seja apresentada por vez.

Montar a brincadeira é super fácil e baratinho, eu mesma fui me virando com o que tinha em casa. Você vai precisar de uma caixa (de preferência com uma cor neutra, para não “competir” visualmente com a dinâmica) e diversos objetos com a mesma cor! Aconselho a buscar objetos com tons bem similares, conforme a foto abaixo. Outra dica é escolher coisas que são de fato daquela cor. Por exemplo, prefira usar um elefante de brinquedo cinza, ao invés de um rosa.

Espero que tenham gostado 🙂 A Alice curtiu a brincadeira por aproximadamente 20 segundos. Depois tirou tudo de dentro da caixa e entrou dentro dela! Faz parte 😉

Um comentário sobre “Estimular é um barato: A caixa das cores!

  1. Monica Amorim. disse:

    Muito bacana, adorei essa ideia, estou trabalhando as cores e esta é mais uma ideia para complementar as atividades.

Deixe um comentário