Estimular é um barato: brincando com cores!

Estou cheia de fotos e dicas para a sessão “Estimular é um barato” aqui do blog, mas minha rotina anda de cabeça para baixo #ficandomaluca. Voltei a pesquisar e ler muito sobre síndrome de Down, e isso tem consumido o pouco tempo livre que sobra por aqui. Mimimis à parte, vamos ao que interessa: mais uma dica envolvendo caixas de papelão! Eu sou a louca das caixas. Adoro. Enquanto a maioria das pessoas olha uma caixa de papelão e pensa “entulho” eu penso “oba, que que dá pra inventar?” 😀

Dessa vez criei uma brincadeira onde cada face da caixa ensinava as cores de uma maneira diferente. Na realidade vi algo parecido no pinterest e copiei a ideia na maior cara de pau. 🙂 aliás, alguém bloqueia o pinterest no meu computador? Fico vendo essas blogueiras fazendo um monte de atividades legais e lindas para os filhos e tenho vontade de largar tudo e só fazer isso o dia todo.

Sobre a brincadeira:
Gosto de movimento, de aprender e ensinar de maneiras multi-sensoriais, então a ideia de uma caixa onde você estimula a criança a ficar de pé, a agachar, a pegar, jogar, bater, pra mim é mais legal que um brinquedo caro que você aperta um botão e faz tudo sozinho. Com o bônus de ser um brinquedo mais eco-amigável.

Face #01: Acerte a bola!
Nada de muito mirabolante: a criança pega uma bola colorida e coloca no buraco respectivo! Dessa forma ela aprende a parear, encaixar, as cores, treina e estimula seu movimento motor amplo e fino. Perceba que mesmo que a criança coloque a bolinha no lugar errado, olha quanta coisa ela conseguiu! Eu acho que brincadeira tem que ser legal, então não fico corrigindo muito nem apontando os erros. Se ela acerta as cores eu faço uma festa, mas se não, eu nem me esquento. As vezes só falo “que legal filha, você colocou a bolinha laranja no buraco vermelho!”, mas deixo ela brincar bem solta. Quer enfiar a boneca dentro da caixa? Pode. A popó de pelúcia? Pode. A gente vive querendo que nossos filhos tenham criatividade e pensem fora da caixa, mas quando eles ousam mudar o script de uma brincadeira muitas vezes os podamos.

Face #02: high five!
Desenhei mãos coloridas para a Alice fazer high 5 conforme eu fosse falando os tons. Bem bom para a coordenação motora também: levanta, agacha, estica, bate. A Alice da uma ignorada básica nos meus comandos, rs, mas eu vou batendo junto e falando o nome das cores, alguma coisa ela deve absorver.

Face #03: Animais coloridos!
Eu queria fazer uma atividade que envolvesse pareamento, que grudasse, mas que fosse bem fácil tanto de preparar quanto de brincar. Velcro logo me veio à mente, mas relutei um pouco pois Alice tem um pouco de desequilíbrio sensorial tátil (ela é, no campo tátil, sensory seeker. Se ela vê um velcro ou uma lixa ou algo com muita textura ela fica hashtag-obcecada). Mas na falta de uma opção melhor acabei usando velcro mesmo, tomando cuidado para a parte áspera ficar na caixa, para dificultar pelo menos um pouco o comportamento auto estimulante.

A Face #04… eu ainda não fiz, rs. Eu tive algumas ideias, mas ou eram coisas muito complexas para ela, ou coisas que ela destruiria em 5 minutos, rs. Alguma sugestão? 🙂

Espero que tenham gostado! Abaixo as referências que eu usei como inspiração e algumas fotos da caixa. Em breve coloco umas fotos da Alicinha brincando, que ainda não consegui baixar da câmera.

Este slideshow necessita de JavaScript.

3 comentários sobre “Estimular é um barato: brincando com cores!

  1. Ana maria Almeida Barbosa disse:

    Nossa,amei vou usar para ajudar minha netinha que também nasceu com síndrome down.Obrigadaaaaaaaaaaaaaa!

  2. Mariana Lúcia disse:

    Oi, achei seu blog procurando sobre desfralde em crianças com SD Down. Meu nome é ,Mariana, sou fisioterapeuta, também fui contemplada com um bebê Down, meu filho(Luis Eduardo) está com 3 anos e 4meses, e estou tentando tirar a fralda. Uma tarefa difícil, mas chego lá. Adorei seu blog, também soube depois que ele nasceu, cheguei até fazer a translucência nucal (segundo o médico deu normal), mas também que diferença faz, é o nosso milagrinho! Muito legal suas dicas, vão ajudar muito os pais a trabalharem (brincarem, uso termo ao dar orientações aos pais com crianças especiais) com a criança em casa. A sua Alice já fala alguma coisa? Luis está começando algumas palavras…Vamos trocar ideias! bjs

Deixe um comentário