Estimular é um barato: Caixas de papelão!

Nosso outubro aqui em casa foi um tsunami 😦 Teve uma tia muito querida que faleceu, uma outra tia que precisou ser operada, vovó pig também precisou ser operada, sem contar Alicinha com suspeita de pneumonia (outra! mas que acabou sendo somente uma bronquite) e eu barriguda com a casa debaixo de obras! Ufa!

Com tamanho tsunami, estou cheia de posts atrasados para escrever e colocar por aqui. Eu queria ter colocado este post, por exemplo, no ar na semana que antecedeu o dia das crianças, para estimular que a data tivesse menos consumismo e mais brincadeira, e  mais presença no lugar dos presentes.

Na imagem: Foto de 3 caixas: uma com o desenho de uma casa, uma com o desenho de uma escola e uma simulando um ônibus.

Na imagem: Foto de 3 caixas: uma com o desenho de uma casa, uma com o desenho de uma escola e uma simulando um ônibus.

A dica não é mirabolante nem genial, mas aqui em casa faz o maior sucesso: caixas de papelão! A Alice adora, é eco friendly, pode usar e abusar a vontade, sem medo de ser feliz e e ótima para estimulação infantil… Você pode brincar com as caixas sem decoração mesmo, que os pequenos já adoram. Ou então pode virá-las do avesso e decorá-las com ajuda das crianças. Aqui em casa fizemos uma escola, um ônibus e uma casa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mas as possibilidades são infinitas, neste link tem várias outras ideias legais.

E percebam quanta estimulação envolvida: a criança ajuda a pintar (criatividade e motricidade fina), brinca de faz de conta (imaginação), aprende conceitos (entrar na caixa, sair da caixa, colocar dentro, tirar). Além disso a criança cria noções corporais – a criança vai entendendo a dimensão de seu próprio corpo entrando em caixas pequenas, médias e grandes. Aqui em casa também fez com que a bebê pig ficasse em pé sem apoio cada vez mais. Você também pode estimular o vocabulário, apontando para os itens e os nomeando: janela, luz, porta, telhado…

Mas todo esse embasamento teórico na realidade para mim é só um incentivo a mais, fico feliz no fundo mesmo em ver minha pequena se divertindo! Adoro brinquedo assim, estilo sucata mesmo, que a criança pode brincar sem medo de ser feliz! Já notaram como criança muitas vezes gosta mais da caixa do presente do que do presente? É por isso! Porque ela pode brincar de verdade, sem medo de estragar, usando a imaginação.

Com a caixa de papelão da escola, colei figurinhas dos colegas dela dentro das janelas, e fotos das professoras dentro das portas. A Alice adorava abrir e descobrir quem estava ali dentro! Com a caixa do ônibus, eu aproveitava para cantar a música “a roda do ônibus”. E com a casa, aproveitei para desenhar a Alice com o papai, a mamãe e o seu mano, para ela entender que um irmãozinho estava chegando, e criar noção do núcleo familiar dela.

Falando em irmãozinho… tá quase, né? 🙂

Anúncios

5 comentários sobre “Estimular é um barato: Caixas de papelão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s